Tratado Sobre a História da Música


Com o meu envolvimento no mundo da música, e não apenas nos aspectos técnicos desta, mas no de compreensão filosófica, sentido, compreender, além de estudar a história; e muita educação do "ouvido semântico" vamos assim dizer, e de algo principal que eu chamaria de "linguagem matemática", o de simplesmente poder ouvir e compreender este idioma. Bem, mas eu observei que entre os cristãos havia muita discussão quanto a música de modo que muitas das discussões e linhagens demonstravam uma vagacidade total. Sempre ouvi que se não conhecermos a nossa própria história, de onde viemos, então não sabemos onde estamos nem para onde vai. E percebi que a grande maioria, estavam totalmente perdidos, não sabendo onde estão nem para onde vai, num aspecto musical... tampouco, sabendo como chegaram até aqui.

Bem, observando isso, resolvi desenvolver uma palestra simples sobre a História da Música, porém num contexto cristão, que é o que vale para o caso. Então desenvolvi uma Apresentação em PowerPoint para dar mais didática e até mesmo me orientar, assim como vários audios, a idéia é fazer uma apresentação muito sensível, experimental, para dar realmente uma fácil compreensão e semântico para ter um vislumbre básico dessa história.

Não tive ainda a oportunidade de dar uma palestra, aliás, terminei essa semana, nem propaguei direito ainda. Mas assim que o fizer, tentarei gravar e por no youtube. Ou talvez, eu use o meu computador mesmo, para gravar tal palestra e por no youtube.

O arquivo da palestra, junto como os audios estão disponíveis nesse link abaixo:

Download
Tamanho: 134mb


Errata: No arquivo que enviei, no slide que aparece o Martinho Lutero tem uma frase no qual a fonte ficou com uma cor quase ilegível. E para não ter que enviar tudo de novo, o que estava escrito era:

"“Estou fortemente persuadido de que depois da Teologia, a música é a única arte capaz de dar paz e alegria ao coração, como aquela produzida pelo estudo da ciência da divindade.” - Lutero

0 comentários: